A relevância do conceito de ESG para o Projeto
O movimento global intitulado ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, faz referência direta à responsabilidade corporativa da gestão das companhias. Adotar princípios de ASG (sigla em português para ESG) significa que a organização se compromete a trabalhar em cima de ações que respeitem as áreas ambiental, social e de governança.
O mercado financeiro não está alheio a essa questão também. Hoje em dia, ESG tornou-se uma nova ferramenta de avaliação dos investimentos, ao possibilitar a mostra de uma maior perspectiva da real atuação de uma empresa, que vai além das métricas econômico-financeiras. Veja abaixo quais são os principais destaques e vantagens da OXE Energia.
Ambiental
Considerando as premissas socioambientais, o empreendimento terá como combustível biomassa a base de produtos e subprodutos florestais, todos devidamente licenciados pelo órgão ambiental competente. A principal fonte de combustível será oriunda do plantio de Acacia mangium numa área de aproximadamente 22 mil hectares.
A silvicultura foi devidamente licenciada junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH-RR) por meio do Estudo de Impacto Ambiental, e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), além de um amplo debate junto à sociedade e o poder público. Esta espécie exótica encontra-se em idade para corte, e apresenta razoável poder calorífico, portanto, adequada para o uso imediato.
Outro fator relevante é que o balanço de emissões atmosféricas é consideravelmente baixo ou até mesmo nulo. A geração de energia por meio da queima de biomassa florestal é extremamente vantajosa ao meio ambiente por emitir a níveis baixíssimos óxidos de nitrogênio (NOx), e não emitir óxido de enxofre (SOx), fatores que não contribuem para a formação de chuva ácida. A queima de biomassa emite uma taxa de monóxido no carbono (CO) na ordem de 5.000 mg.m-3, um limite bem inferior se comparado ao marco estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 7.800 mg.m-3.
Já em relação ao dióxido de carbono (CO2) lançado na atmosfera, o que a usina efetivamente emitir de gases estufa, relacionado as atividades de plantio e CCT, será fixado no crescimento da floresta. Caso a região continuasse com a produção de energia à óleo diesel, o fornecimento de 1 Megawatt Hora (MWh) consumiria em média 200 L/h, tendo cada litro deste combustível uma emissão de 2,6 kg de CO2. Considerando o consumo anual de 40 MWh, na geração à óleo teríamos a emissão de 182 mil toneladas de CO2 por ano, algo extinto no atual projeto da OXE Energia.
Governança
A OXE Energia está equipada com uma equipe própria de executivos sêniores nas principais disciplinas do projeto, e também conta com assessores especializados, referências nas suas áreas de atuação.
O time de acionistas possui um histórico em projetos renomados de infraestrutura no país, que possibilitou a contratação de fornecedores, assessores e consultores competentes e diligentes para transformar esse grande projeto em uma realidade. Para além das parcerias, houve desde o princípio a preocupação com a estruturação de comitês responsáveis pelas áreas financeira, operacional e de engenharia da companhia.
Informativos Ambientais
Confira nossos Informativos Ambientais, parte fundamental de nosso trabalho de comunicação social:
Social
A previsão de empregos gerados durante todo o processo de construção das usinas termelétricas, e das operações subsequentes para o funcionamento do projeto é expressiva para a região de Roraima:
Ao promover a potencialização dos benefícios advindos com a geração de energia elétrica a partir de matérias renováveis, a UTE caracteriza-se como um empreendimento estratégico para o desenvolvimento da região e, antes de tudo, se justifica por priorizar o uso de matéria disponível no local, que por certo trará consequências benéficas na composição dos custos da geração de energia elétrica para atendimento da população do estado.